O Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), realizado pela ABTD, chegou a sua 38ª edição, com recorde de público. Foi registrada a presença de mais de 7 mil pessoas, que percorreram os corredores do Pro Magno Centro de Eventos entre 21 e 23 de junho, em São Paulo.
Entre os principais expositores estavam executivos das maiores empresas de soluções para a área de T&D do país. O congresso contou com inúmeras palestras de profissionais que abordaram o que há de mais moderno no setor. Veja abaixo os destaques e aprendizados de algumas das palestras, que podem melhorar o engajamento dentro da sua empresa:
1. A área de ESG foi protagonista do evento, estando presente em um grande número de conversas entre visitantes, palestrantes e convidados. Para a supervisora ambiental da Amaggi, Heloísa Torres, o aprendizado e a capacitação são fundamentais para o fortalecimento dos compromissos ESG: “É importante que todos os colaboradores estejam engajados nesta mesma agenda e a aprendizagem corporativa é fundamental para isso”, disse durante sua fala, lembrando que a educação corporativa é um fator importante para criar laços fortificados entre colaboradores e pilares.
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2. Uma das atrações preferidas de quem esteve na edição de 2022 foi o Top 5 CBTD, que voltou em 2023 com novos temas e novos palestrantes liderando as discussões. Um deles foi o escritor e educador corporativo Eduardo Zugaib, que falou sobre o conceito de capital criativo. A palestra do administrador de empresas Karim Khoury, conhecido mundialmente, também foi destaque no evento ao trazer dicas para fortalecer presença e foco no dia-a-dia corporativo, independente do seu perfil de trabalho: “Rotulos são para latas e não para pessoas”.
3. O onboarding, um dos processos de integração mais importantes na hora de receber novos colaboradores, foi tema central da palestra da CHRO do DOT Digital Group, Ana Paula B. Lehmkuhl, e do líder global de aprendizagem da Gerdau, Tiago Carzetta Marchina. Além do tema, Ana Paula falou também sobre a relevância de conteúdo em programas de capacitação corporativa: “O importante é que, de perto ou longe, o conteúdo de estudo do colaborador seja relevante. O curso precisa ser desejado e se fazer necessário”.
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4. Luis Fernando Palermo, especialista em Educomunicação e Marketing do DOT, falou sobre a importância da adoção de estratégias variadas para engajar os colaboradores: “Há três caminhos importantes para se ter sucesso no engajamento corporativo. O primeiro deles é a educomunicação – comunicação aplicada na educação. O segundo são os conteúdos de inteligência de mercado, que criam interesse pelo curso. O último deles é a abertura de canais entre os alunos e os tutores para resolver assuntos mais práticos de forma rápida, através da tecnologia”, comentou o executivo.
5. A Inteligência Artificial também esteve presente na maioria das falas sobre o futuro do trabalho, dividindo palco com ESG. A especialista em Edtech, Carolina Nunes, trouxe sua experiência no DOT Digital Group para acalmar a parcela mais ansiosa da plateia: “O uso da IA vai nos servir e proporcionar diversas melhorias. Uma delas é o aumento da satisfação dos alunos na hora de realizar cursos diversos, seja na educação corporativa ou na educação tradicional”, explicou.
6. A jornalista Valéria Almeida e o apresentador Zeca Camargo encerraram o congresso abordando a importância da comunicação para criar conexões e a possibilidade do exercício dessa prática. “Há pessoas que possuem o dom da comunicação, mas podemos trabalhar com ainda mais dedicação para desenvolver essa habilidade, já que comunicação é muito mais do que falar”, disse Valéria Almeida. Zeca Camargo trouxe sua experiência pessoal como jornalista para ilustrar a importância da construção de relações: “Conheço 117 países, ainda faltam 80 para completar a volta ao mundo. Eu não viajo para ver monumentos, mas para ver gente”.