Entenda a importância desse movimento e como promover a inclusão de grupos minorizados no mercado
Atualmente, a diversidade é um tema bastante discutido e o mundo avançou muito nesse sentido. Entretanto, infelizmente, o cenário continua bem longe do ideal, mas, segundo pesquisas recentes, empresas com mais diversidade de gênero possuem 15% mais chances de ter rendimentos acima da média. Quando falamos sobre diversidade étnica e racial no quadro de colaboradores, esse número se fortalece e chega a 35%.
A temática de diversidade e inclusão está presente em parte das empresas brasileiras e segue apresentando comprovados resultados tanto para as corporações que relatam o reflexo de boas práticas, quanto para os profissionais que se sentem mais acolhidos em seus respectivos locais de trabalho. Porém, os mais variados tipos de preconceitos estão presentes em todas as esferas da sociedade e, no universo corporativo, não é diferente. Portanto, os líderes devem se manter ligados para melhorar e evoluir nesse aspecto. Nesse contexto, é essencial incentivar essa prática.
Sendo assim, o indicado aos gestores é a busca por equipes de alta pluralidade racial, de gênero, religiosa, inclusão da comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência (PcDs) e, se possível, de várias regiões e até países. Dessa forma, esses indivíduos têm a chance de ingressar no mundo corporativo, ganhar experiência e mostrar seu valor.
Quando um jovem formado em escola pública e família de baixa renda, chega a um alto cargo ou uma posição de destaque na sua profissão, influencia outros milhões na mesma situação. Essa esperança é muito valiosa e, portanto, não basta apenas falar do assunto, é preciso aplicá-la no cotidiano.
O desafio está em encontrar maneiras práticas de tornar o ambiente corporativo mais diversificado. Um dos primeiros passos é promover discussões e abordar o tema em todas as esferas organizacionais, a fim de criar uma cultura bem estabelecida. Afinal, quando há uma homogeneidade excessiva de pensamentos, as chances de encontrar soluções efetivas para problemas são menores em comparação a ter ideias diferentes trabalhando juntas para resolver tais questões.
Vantagens da diversidade nas empresas
Ações de diversidade e inclusão nas empresas trazem benefícios que podem gerar uma vantagem competitiva, além de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, mais colaborativo, inovador e motivador.
Dentre as vantagens da diversidade nas empresas, vale destacar as seguintes.
Diminuição de conflitos
A diversidade e inclusão nas empresas contribui para a redução de conflitos, uma vez que estabelece uma cultura de respeito às diferenças.
Com isso, as divergências de opinião não criam atritos, mas sim funcionam como contribuição e troca de ideias para uma melhora nos processos e desempenho da organização.
Criação de um ambiente mais inovador
Com uma equipe formada por pessoas diferentes, a tendência é um acesso a uma ampla diversidade de experiências, conhecimentos e pontos de vista, o que contribui para o desenvolvimento de um ambiente mais inovador.
Diferentes ideias e o compartilhamento de experiências abrem espaço para a criação de produtos, serviços e processos capazes de atender um público heterogêneo.
Alcance de melhores resultados
A diversidade e inclusão nas empresas impulsiona o desenvolvimento, garantindo melhores resultados e um desempenho mais eficiente, inclusive financeiro.
Atração e retenção de talentos
Ao investir em programas de diversidade e inclusão, as empresas mostram para o mercado uma imagem positiva, de responsabilidade social e promoção de igualdade nas oportunidades.
Isso não só melhora a imagem da organização perante os consumidores e concorrentes, como também contribui para a atração de talentos nos processos de recrutamento.
Ter uma política inclusiva reflete também na retenção desses talentos, reduzindo índices de rotatividade de pessoal.
Isso pode gerar no funcionário maior sentimento de pertencimento àquele ambiente. Ele se sente único, acolhido e entendido.
Ganhos na imagem pública
Ações de diversidade e inclusão nas empresas também melhoram a imagem pública da marca e a colocam em posição de destaque de forma positiva.
Ela passa a ser vista como uma empresa mais humana, fazendo uma gestão de pessoas mais empática e atraindo mais clientes e oportunidades de negócio.
Desenvolvimento de novas perspectivas e oportunidades
O estímulo à criatividade é uma consequência de reunir pessoas diferentes em um mesmo ambiente.
Ao desenvolver um espaço que valoriza as diferenças, os colaboradores sentem-se mais à vontade para expressar suas ideias. Como resultado, a empresa pode ter um aumento significativo no potencial de criação.
Funcionários de empresas diversas, se tornam:
– 45% mais propensos a relatar um crescimento na participação de mercado da empresa;
– 70% mais propensos a relatar que a empresa conquistou um novo mercado.
Uma liderança diversificada muda como as ideias são recebidas dentro da empresa:
– Mulheres têm 20% menos probabilidade do que os homens brancos heterossexuais de ter suas ideias ouvidas;
– Pessoas de cor têm 24% menos probabilidade;
– LGBTs têm menor visibilidade, com 21%.
Alcance de novos públicos
O fato de gerar e incentivar a diversidade e inclusão nas empresas, promove uma visão de mundo mais ampla e plural.
A companhia consegue atingir novos públicos, pois conta com experiências, ideias e opiniões diferentes.
Essa visão interna, se bem aproveitada, pode trazer oportunidades externas para a empresa, pois gera um ambiente de trabalho mais rico e essa visão se estende também ao mercado.
Como é possível promover a diversidade nas empresas?
Além de conhecer as vantagens, é importante entender como promover a diversidade nas empresas.
Existem alguns passos essenciais para empresas contratarem pessoas diversas, como os destacados a seguir.
Conhecer o quadro de funcionários
O primeiro passo de uma empresa deve ser analisar o quadro de funcionários para entender a quão diversa ou pouco diversa é a equipe.
Quantos são LGBTQIA+? Quantos se consideram negros? Quantas mulheres no time e na liderança?
É importante fazer uma pesquisa a fundo e conhecer os grupos que fazem parte da equipe para, a partir daí, pensar em novas estratégias de contratação e também de comunicação com esses grupos.
Valorizar a comunicação mais focada nesses determinados grupos pode torná-la mais acertada e alinhada ao quadro de colaboradores.
Outro ponto a ser analisado é entender porque aquelas pessoas foram contratadas e quais motivos levaram a empresa a ser composta como é hoje.
Se existe pouca diversidade, qual o motivo? Foi por um processo seletivo falho? Foi devido ao tipo de comunicação escolhida para o anúncio? O anúncio não chegou a pessoas de diferentes grupos?
Há uma série de possibilidades e é preciso entendê-las antes de dar os próximos passos na busca de programas de diversidade e inclusão nas empresas.
Trabalhar a cultura organizacional
A cultura da empresa é a base para promover um ambiente inclusivo, sendo importante avaliar o clima organizacional para entender como essa questão está fluindo.
É importante que os gestores estejam sempre abertos a feedbacks e atentos aos acontecimentos no ambiente corporativo para identificar qualquer desconforto.
Um ponto de importância nessa área é o trabalho de comunicação interna que, dentre outras funções, tem o objetivo de promover a discussão de temas como a inclusão social, mas também se comunicar com os colaboradores e ouvir ideias, opiniões e feedbacks.
Promover um processo seletivo com diversidade
A diversidade começa no processo seletivo; por isso, é importante que as empresas busquem perfis heterogêneos na hora do recrutamento.
Para isso, vale diversificar os grupos, meios de divulgação e até mesmo repensar as etapas de seleção dos processos.
Criar políticas internas
Uma maneira de alinhar a cultura organizacional é criar políticas internas que definem as diretrizes da empresa em relação à diversidade, deixando claro a todos os colaboradores o compromisso com a equidade e os pilares organizacionais do ambiente corporativo.
Muitas organizações desenvolvem comitês de diversidade, visando empoderar e dar mais voz aos colaboradores, além de trazer debates e auxiliar no desenvolvimento de estratégias para promover a igualdade.
Mesmo com as vantagens, as minorias ainda enfrentam dificuldades quando o assunto é igualdade de oportunidades.
O cenário precisa avançar, mas promover um espaço de inclusão tornou-se uma prioridade para muitas organizações e é cada vez mais essencial no mercado de trabalho atual.