Comunicação CFC
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, e o conselheiro Glaydson Trajano – que coordena o Grupo de Estudos sobre Entidades Desportivas – receberam, na manhã desta quarta-feira (12), o presidente da Autoridade Pública de Governança de Futebol (APFUT), Washington Cerqueira.
No encontro, Aécio destacou que ver os clubes buscando a modernização da gestão contábil e financeira é importante não só pela questão esportiva, mas pelo potencial que a Indústria do esporte tem sobretudo na geração de empregos e oportunidades. Glaydson destacou o trabalho que o GT realizou desde 2019 e que culminou com a revisão da ITG 2003, norma aplicada as entidades desportivas. Ainda mostraram preocupação com a participação dos clubes, aproximadamente 800 clubes profissionais de futebol, mas apenas uma parcela ínfima ainda está inserida no Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (PROFUT).
Ele esteve acompanhado do coordenador-geral de Modernização da Gestão do Futebol e Assuntos Normativos, Thiago Basilone Paiva Teixeira Ferreira, e do coordenador-geral de Futebol do Ministério do Esporte, Paulo Henrique Miotti de Oliveira.
Com passagens marcantes por grandes clubes do Brasil e do exterior e pela seleção brasileira de futebol, Washington – que já foi secretário Nacional do Esporte – tem buscado formas de profissionalizar a gestão futebolística no Brasil, sobretudo na área contábil. “Os clubes têm entendido cada vez mais o papel estratégico da contabilidade e que precisam das certidões negativas para atuarem no ambiente de negócios. Quem não se organiza, está ficando para trás”, alertou.
Ainda na oportunidade, foi destacado o desejo conjunto de CFC e APFUT realizarem uma jornada de capacitação e disseminação das normas contábeis aplicadas às entidades desportivas, sobretudo a ITG 2003 – que foi alterada recentemente com aplicação já para o ano de 2024.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.