Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
A cidade de Londres, na Inglaterra, foi o ponto de encontro de profissionais da Contabilidade de diversos países, entre os dias 23 e 25 de setembro, para dois eventos muito importantes para a categoria: a Conferência Mundial de Normatizadores 2024 e o Fórum Internacional de Emissores de Normas Contábeis (IFASS Meeting). O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) marcou presença nas atividades e participou dos debates promovidos em ambos os eventos, representado pela vice-presidente Técnica da instituição, Ana Tércia Lopes Rodrigues.
Iniciada no dia 23, a Conferência – promovida pela International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS) – reuniu as principais instituições globais que adotam o padrão IFRS de normatividade. Nesse espaço, os representantes dessas entidades dialogam principalmente sobre a implementação das normas estabelecidas. O tema com mais destaque nas últimas discussões foi o das Normas de Sustentabilidade (IFRS S1 e S2) emitidas pelo ISSB – Comitê International de Normas de Sustentabilidade.
Ana Tércia participou de sessões interativas de perguntas e respostas em temas sobre as recentes atualização do Comitê Internacional de Normas Contábeis (IASB), com o presidente Andreas Barckow e o diretor Técnico Nili Shaho; e abordagens de implementação das Normas de Sustentabilidade do ISSB, com a vice-presidente Sue Lloyd e o diretor Técnico David Bolderston.
A vice-presidente esteve, ainda, em painéis de discussão sobre alterações da IFRS 18, norma que visa melhorar a forma como as informações são detalhadas na demonstração do Resultado de uma entidade. “Uma das principais abordagens do evento versou sobre a necessidade de interconexão e complementariedade entre as demonstrações financeiras e os informes de sustentabilidade. Muito se falou sobre a importância dessas informações se complementarem”, explica Ana Tércia.
Na sequência do encerramento da WSS Conference iniciou-se, na tarde do dia 24, o IFASS Meeting, fórum de discussões sobre os efeitos de implementações das normas, que frequentemente passam por alterações. O IFASS busca identificar os principais êxitos, dificuldades, desafios e melhorias necessárias, a partir das informações e experiências apresentadas pelos países participantes, inclusive no que se refere às atividades de capacitação.
O encontro deste semestre ofereceu ainda resumos dos principais trabalhos feitos nos boards de Contabilidade (IASB), Sustentabilidade (ISSB) e Contabilidade Pública (IPSAS B), todos representados pelos coordenadores responsáveis por cada comitê.
Brasil ativo nos principais espaços
“Eventos como esse permitem que emissores e executores das normas possam, juntos, ter um panorama global de como os países estão avançando e desenvolvendo a implementação das normas de contabilidade, sustentabilidade e contabilidade pública”, afirma Ana Tércia.
A participação do CFC é importante para fortalecer o papel do Brasil na definição e adoção de normas contábeis internacionais, garantindo que o país continue alinhado com as melhores práticas globais. Além disso, foi uma oportunidade de ampliar o networking e estreitar o relacionamento com líderes globais em normas contábeis e sustentáveis.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.