Comissão discute redução da velocidade dos automóveis nas cidades para segurança de ciclistas – Contabilidade é na Rede Jornal Contábil


A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública na próxima terça-feira (20) para debater a redução de velocidades para automóveis nas cidades para garantir a a segurança de pedestres e ciclistas.

O requerimento para realização da audiência foi apresentado pelo deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA). Ele lembra que o Brasil é signatário da Declaração de Estocolmo, que recomenda estabelecer 30 km/h como limite de velocidade em áreas urbanas.

Leia também: Taxa De Internação De Motociclistas Teve A Maior Alta Dos Últimos 10 Anos

O deputado também ressaltou que a Política Nacional de Mobilidade Urbana definiu, em suas diretrizes, a prioridade dos modos de transportes não motorizados. “Apesar da legislação federal, as cidades seguem priorizando veículos motores individuais. A velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta”, disse.

Segundo Marinho, no esporte não é diferente. “Os atletas que treinam todos os dias para poderem melhorar seu desempenho, e atingir assim resultados de excelência em suas competições, também são vítimas do trânsito. Isso tira o foco da sua preparação, colocando mais um elemento em sua rotina de trabalho”, completou.

Foram convidados para o debate, entre outros:

Leia também: Ciclistas Em Risco: Grupo Representa 5% Das Vítimas No Trânsito

– a representante da ONG Caminha Rio, Thatiana Murilo;
– a representante da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Ana Luiza Carboni;
– o representante da Comissão de Segurança no Ciclismo RJ, Raphael Pazos;
– o representante da Associação de Ciclistas de Planaltina (DF), Eduardo Guimarães;
– a representante do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Ingrid Neto.

A reunião ocorre às 10 horas, no plenário 4. Confira a lista completa de convidados.

Fonte: Agência Câmara de Notícias



Fonte Original