Em visita à sede do CFC, secretário especial da RFB propõe ampliação da parceria institucional entre as entidades


Por Luciana Costa
Comunicação CFC

Representando a Receita Federal do Brasil (RFB), o secretário especial do órgão, Robinson Sakiyama Barreirinhas, e o subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento, Mario José Dehon São Thiago Santiago, foram recebidos na manhã desta quinta-feira (26) pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, e pelos oito vice-presidentes da autarquia contábil.

No encontro, realizado no Gabinete da Presidência do CFC, foram alinhadas estratégias para efetivar a ampliação da parceria institucional entre as entidades. Em seguida, os representantes da RFB foram convidados a participar da 1.111ª Reunião Plenária Ordinária do CFC, oportunidade em que puderam falar com os conselheiros federais dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

A visita institucional foi uma iniciativa do secretário especial da RFB, conforme destacado pelo presidente Aécio Dantas, que viu nesse ato uma demonstração de respeito do órgão com os contadores. “De forma inédita, o secretário da Receita Federal pediu para vir ao CFC. Para nós é extremamente simbólico porque demonstra o respeito e a atenção que a Receita Federal tem tido com a classe contábil e isso vem sendo demonstrado nesse governo, através da sua pessoa, nas inúmeras reuniões que tivemos”, destacou o presidente.

Em resposta à proposta, o presidente Aécio Dantas sugeriu aos representantes da RFB a criação de um Grupo de Trabalho permanente para a construção de regramentos e fixação de metodologias relativos aos atos da Receita Federal.

De acordo com o secretário, essa parceria é fundamental para o órgão, visto que a categoria tem uma das maiores capilaridades profissionais existentes e o conhecimento prático oriundo da aplicação dos normativos. “A Receita precisa dos contadores. É uma necessidade a integração da Receita Federal com os contadores. Esse é um primeiro passo, a formação de um grupo de trabalho, para que a gente possa produzir conjuntamente o regramento dos atos da Receita Federal”, ponderou o secretário.

Além do presidente Aécio e dos representantes da RFB, participaram da reunião, a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago, os vice-presidentes do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos (Fiscalização), Maria Dorgivânia Arraes Barbará (Política Institucional), Ana Luíza Pereira Lima (Controle Interno), Joaquim de Alencar Bezerra Filho (Governança e Gestão), José Donizete Valentina (Desenvolvimento Profissional), Sebastião Célio Costa Castro (Administrativo), Carlos Henrique do Nascimento (Registro), a conselheira Angela Dantas e o representante dos técnicos de contabilidade no Conselho Diretor do CFC, Aguinaldo Mocellin.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.



Fonte Original