Oferecer uma boa experiência aos candidatos durante os processos de recrutamento tornou-se fundamental no mercado de trabalho. A forma como as empresas interagem com os profissionais desde o início do recrutamento até sua conclusão pode influenciar diretamente na percepção das pessoas sobre a organização, alterando a disposição em aceitar ou não uma oferta de emprego.
Uma experiência positiva não apenas fortalece a imagem da empresa como um empregador atrativo, mas também melhora a qualidade e a diversidade dos candidatos, promovendo uma relação de respeito e transparência.
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De acordo com Thaisa Batista, graduada em Administração de Empresas pela UFPR e fundadora da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade à gestão dos processos seletivos, investir em uma jornada agradável e eficiente é essencial para atrair talentos, construir uma marca empregadora sólida e obter uma vantagem competitiva no mercado. “Oferecer uma experiência positiva sempre foi importante. No entanto, agora, experiências negativas podem causar impactos muito maiores com as redes sociais. Os candidatos estão se empoderando, com toda razão, e trazendo relatos de processos seletivos ruins, e essa deve ser uma preocupação não só pelo impacto causado na marca empregadora, mas também porque esse candidato pode vir a se tornar um colaborador”, relata.
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Quando o recrutamento não proporciona uma boa experiência ao candidato, diversos impactos podem cair sobre a marca empregadora. “O primeiro impacto é a dificuldade em atrair e manter pessoas na empresa, porque podemos até contratar profissionais, mas se eles não tiverem uma boa experiência no processo seletivo, talvez eles terão dificuldades em gerar vínculos com a companhia. Então, é importante proporcionarmos isso — a boa experiência, desde o começo. Além disso, dependendo da proporção de como isso é divulgado nas redes sociais, pode impactar a imagem da empresa como um todo, inclusive perante aos clientes”, alerta.
Thaisa acredita que proporcionar boas condições no processo de recrutamento pode ter um papel fundamental para a redução de custos nos mais diversos setores. “Proporcionar uma boa experiência e fazer com que isso fortaleça a marca da empresa, faz com que a atração de talentos seja melhor. Pessoas que passaram pela seleção e sequer foram contratadas, por exemplo, podem deixar um relato positivo de como aquele processo agregou no seu desenvolvimento profissional. Com isso, outros profissionais ficarão interessados em passar por essa mesma experiência”, declara.
Para a fundadora da abler, algumas ações simples podem tornar o recrutamento uma boa experiência para os candidatos. “Primeiramente deve-se melhorar a comunicação, mostrar clareza sobre todas as etapas do processo, apresentar os pontos de comunicação entre empresa e candidato, além de alinhar as expectativas em relação à oportunidade e a empresa”, finaliza.
Por Thaisa Batista, Graduada em Administração de Empresas pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de Recrutamento e Seleção há oito anos.
Abler por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos.