Índice de confiança do consumidor brasileiro atinge ápice


O Índice de Confiança do Consumidor de junho, monitorado em 29 países, destaca o Brasil como o segundo país como o maior crescimento no último mês.

Imagem: Hakan Gider / freepik

O índice, que vai de 0 a 100 pontos, mede a confiança dos indivíduos com relação ao consumo e está fortemente ligado à sua percepção sobre o cenário econômico do Brasil – sendo que os valores acima de 50 pontos indicam um cenário otimista e abaixo de 50, um pessimismo no consumo.

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“Desde outubro do ano passado, o cenário pós-eleição, como sempre ocorre, gerou um aumento progressivo do indicador, uma tendência que se estabilizou em um índice positivo nos últimos meses. Embora, entre março e maio, o índice tenha oscilado (refletindo, de certa forma, as apreensões com algumas medidas econômicas que estavam ocorrendo), no último mês o indicador atingiu 58,6 pontos, um crescimento de +3,2 – ficando atrás apenas do crescimento registrado pelo Reino Unido, que foi de +4,5. O número também deixa o Brasil entre as três nações mais otimistas entre os mercados pesquisados, atrás apenas de Indonésia (65,9) e Tailândia (58,7). Vale destacar que com a mudança ocorrida neste mês, o Brasil volta a superar o México e agora figura como a nação mais otimista na região Latam. Muito desse ânimo brasileiro refletido no aumento do índice deste mês pode ser justificado por uma série de boas notícias econômicas que tivemos neste período, como o número forte do PIB do primeiro trimestre recém-anunciado, a queda do dólar, a bela subida do mercado de ações, além de algumas medidas como o programa de carro popular”, explica Marcos Calliari, CEO Ipsos.
 

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No cenário Global, o Índice de Confiança do Consumidor da Ipsos mostra estabilidade este mês, subindo 0,2 ponto em relação ao mês passado, para 47,4. Entre 29 economias medidas, oito mostram ganhos significativos no sentimento do consumidor, enquanto sete mostram um declínio notável. Os índices globais de Corrente e Investimento subiram cerca de meio ponto, enquanto os índices de Expectativas e Empregos permanecem praticamente inalterados.
 

A confiança do consumidor caiu drasticamente na Alemanha (-3,4 pontos) este mês, após o anúncio de que o país entrou oficialmente em recessão. O sentimento também caiu nos Estados Unidos (-2,8 pontos), cujo declínio pode ser atribuído às preocupações dos americanos com a discussão no Congresso sobre o aumento do teto da dívida dos EUA e temores de que o país não pague sua dívida – já que a maioria das entrevistas mês foram realizadas pouco antes do acordo.
 

Por outro lado, o sentimento aumentou significativamente na Grã-Bretanha (+4,5 pontos), que agora está em seu ponto mais alto em quinze meses.
 

O Índice Global de Confiança do Consumidor é a média dos índices gerais ou “nacionais” de todos os países pesquisados. A parcela deste mês é baseada em uma pesquisa mensal com mais de 21.000 adultos com menos de 75 anos de 29 países, realizada na plataforma on-line Global Advisor da Ipsos. Esta pesquisa foi realizada entre 26 de maio e 9 de junho de 2023.



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