A Rede Jornal Contábil e O Portal Dia Rural lamentam o falecimento do ex-ministro da agricultura Alysson Paolinelli e manifestam profundo pesar e suas condolências aos familiares e amigos.
Considerado o Pai da Agricultura Brasileira, Paolinelli é tido como um dos responsáveis pela introdução de novas tecnologias no campo, que contribuíram para o aumento da produção agrícola brasileira. Formado em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), trabalhou na Secretaria de Agricultura de Minas Gerais no início dos anos 1970, época em que foi considerado um dos maiores produtores de café do País.
Foi ministro da Agricultura de Ernesto Geisel, entre 1974 e 1979. Além disso, foi um dos responsáveis pela modernização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Presidiu a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e o Instituto Fórum do Futuro.
Em 2006, ganhou o prêmio World Food Prize e, em 2021, foi indicado ao Nobel da Paz pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/Usp), com o apoio de mais de 100 cartas de representantes de instituições de 24 países.
Alysson Paolinelli deixa um legado importantíssimo para a agricultura brasileira, e sem dúvidas será sempre lembrado como uma das referências no setor.