Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
À primeira vista pode parecer que agronegócio não tem muito a ver com contabilidade. Mas o Conexão Contábil mostrou que o setor possui um grande leque de oportunidades de trabalho para contadores, e necessita de profissionais qualificados para atenderem a crescente demanda de serviços nessa área.
A sétima palestra do evento, “Agroempreendedorismo e as novas oportunidades para a profissão contábil”, abriu a tarde de atividades do segundo e último dia do Conexão Contábil. O convidado do momento foi o secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, João Ricardo Albanez.
Em sua apresentação, ele mostrou estatísticas que comprovam o crescimento do Agronegócio nos últimos anos e o grande impacto na economia do estado mineiro, mas esclareceu que isso também é observado em outras regiões brasileiras. Expôs ainda algumas áreas do setor Agro que precisam de suporte dos profissionais de contabilidade, como a política de Cadastro Ambiental Rural das propriedades e produtores, a balança comercial que é base para as exportações de commodities, e as novas tecnologias digitais que frequentemente renovam as metodologias de trabalho no Agro.
“Vemos no Brasil a grande tendência de abastecer o país, além de diversas possibilidades externas com a exportação de commodities. Somos importantes para a segurança alimentar de vários países. E o contador tem papel fundamental em todo o processo de desenvolvimento que temos no agronegócio”, afirmou Albanez.
A moderadora do painel, Mariana Pereira, vice-coordenadora do Grupo de Estudos Técnicos do Agronegócio do Conselho Regional de Minas Gerais (CRCMG), complementou a apresentação do convidado com mais oportunidades que ela observa, enquanto contadora que atende a produtores rurais em todo o Brasil.
“Contadores podem trabalhar também com planejamento tributário das propriedades, com sucessão familiar de terras, resolução de documentos que o produtor precisa para acessar a políticas de créditos rurais e cadastro em cooperativas, entre muitas outras funções”, apontou Pereira.
Para saber mais sobre esse assunto, acesse a palestra na íntegra, transmitida no canal do CFC no Youtube.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.