De acordo com uma pesquisa global realizada pela PwC Brasil, 85% dos entrevistados defendem a inclusão e a diversidade nas empresas, mas apenas 5% delas possuem ações maduras e evoluídas nessas áreas. Com o intuito de auxiliar empreendedores e gestores, Natalia Castan, empresária e CEO do Grupo Unite entre outros negócios, listou algumas razões para promover a diversidade que vem aplicando no dia a dia em suas empresas.
“É fundamental que as empresas reconheçam a importância da diversidade nas centrais de atendimento ao cliente e adotem medidas para promovê-la dentro da companhia em todos os níveis hierárquicos. Cabe a nós, empresários à frente dos negócios, trabalharmos esse tema por meio de políticas inclusivas, definição de indicadores e metas e o desenvolvimento de consciência coletiva”, explica a empresária.
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Segundo Natália, as razões pelas quais a diversidade deve ser valorizada nas empresas e os líderes devem manter o foco, são:
Senso de sensibilidade cultural
Um ambiente diverso pode trazer uma compreensão mais profunda das práticas culturais e tradições. Isso pode ajudar a evitar mal-entendidos e promover uma experiência de um trabalho mais humanizada e empática. Segundo Castan, os gestores e líderes do setor devem priorizar a sensibilidade sociocultural na gestão de pessoas para potencializar o crescimento do negócio. “Embora para nós seja importante compreender as pessoas, é indispensável cultuar a sensibilidade para trazer uma relação de trabalho calorosa entre elas e potencializar o crescimento da organização em suas operações”, afirma.
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Resolução de problemas de forma criativa
Para a empresária, uma equipe com diversidade de pensamento pode estimular a resolução de problemas de forma inovadora dentro das empresas. “Quem nunca ligou para uma empresa de call center, por exemplo, tentando resolver um problema e não obteve sucesso? Acredito que as necessidades dos novos processos levam ao perfil das pessoas para cada operação. A implementação da diversidade, é provada a necessidade de pessoas mais qualificadas para atender aos propósitos dos processos internos nas empresas”, comenta.
Benefícios para a imagem da empresa
Segundo Castan, uma organização que valoriza a diversidade transmite uma mensagem positiva para o mercado e a comunidade. O que pode melhorar a reputação da empresa e atrair tanto clientes quanto talentos diversificados. “Antes de mais nada, a gestão tem que ter em mente que promover ações que tragam impacto nesse sentido é muito mais do que apenas contratar pessoas de diferentes vivências, é também oferecer um espaço acolhedor e contar com um time de pessoas que compreendem sobre a importância da diversidade. Caso contrário, teremos uma companhia com uma cultura empobrecida”, pontua.
Como aliar tecnologia e inovação à diversidade sem perder a humanização?
Para a empresária, a tecnologia é uma boa aliada na promoção da diversidade, mas não substitui ações inclusivas e humanizadas.
“Em tempos de Chat GPT, assistentes de voz e inteligência artificial é importante ressaltar que a tecnologia é uma ferramenta que apoia a diversificação de atendimento ao cliente, mas não substitui a importância de uma cultura inclusiva, com empatia e compreensão dentro da equipe. Ela precisa ser utilizada de forma cuidadosa, complementando as habilidades humanas e promovendo uma interação eficaz com todos”, afirma.
Como promover a diversidade nas empresas e nos negócios?
Para finalizar, a CEO do Grupo Unite afirma que não há como promover uma cultura de diversidade nas empresas sem que habilidades pessoais sejam trabalhadas. E ainda faz um questionamento: “será que todos os envolvidos são socialmente responsáveis pela cultura da diversidade nas empresas?”
“Empatia, flexibilidade, organização, trabalho colaborativo, boa comunicação, capacidade de resolver problemas e aprendizado contínuo são soft skills que não são ensinadas em faculdades e cursos tradicionais, mas faz toda a diferença nas empresas, principalmente ao promover uma cultura diversa. Ao desenvolvermos essa cultura dentro de nossas empresas, teremos uma experiência positiva para todos!”, finaliza.
Por Natalia Castan, empreendedora brasileira e há mais de 20 anos está à frente de negócios que promovem educação e inovação no Brasil.
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