O Banco Central (BC) anunciou que irá intensificar sua comunicação enquanto a inflação do paíse seguir acima da meta estabelecida. A declaração foi feita por meio de uma carta aberta divulgada na última quinta-feira, após a divulgação dos dados do IPCA de junho.
De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 5,35% em 12 meses, ultrapassando o teto da meta, fixado em 4,50%. Logo, esse reultado representa um desvio de 0,85 ponto percentual e é o primeiro estouro da nova meta contínua, válida desde o início deste ano.
Carta do BC
Na carta divulgada, o Banco Central se compromete em divulgar novas caomunicações caso a inflação permaneça fora do intervalo de tolerância ou se houver necessidade de atualizar as medidas adotadas e o prazo para o retorno da inflação ao patar esperado.
Inflação só deve retornar ao intervalo em 2026
Apesar da sinalização sobre o reforço de comunicação, o BC não detalhou quando o IPCA deve voltar ao centro da meta. Segundo a carta, a expectativa é que a taxa volte a ficar dentro do intervalo de tolerância apenas no final do primeiro trimestre de 2026.
Confira a carta completa
Leia também:
Curso de Recuperação do Simples Nacional.
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional

