O sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) estará indisponível para acesso nos dias 11, 12 e 13 de julho. A interrupção programada visa a realização de atualizações e manutenção na base de dados, um procedimento essencial para aprimorar a ferramenta e garantir a segurança e eficiência das informações.
Durante esse período, não será possível realizar novas inscrições, atualizações cadastrais ou qualquer outra operação que dependa do acesso ao sistema. A medida afeta tanto os cidadãos que buscam atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros pontos de atendimento, quanto os gestores municipais e estaduais que utilizam a plataforma.
O que é o Cadastro Único
O Cadastro Único é a principal ferramenta do governo brasileiro para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, permitindo o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
A recomendação para quem precisa utilizar o CadÚnico é antecipar o atendimento ou aguardar o retorno do sistema, previsto para o dia 14 de julho. A expectativa é que, após a manutenção, o sistema apresente melhor desempenho e estabilidade, beneficiando todos os usuários.
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Atendimentos pelo CRAS continuam funcionando
Apesar da indisponibilidade do sistema, os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) seguirão com funcionamento regular. Porém, os atendimentos que exigem o CadÚnico para cadastros ou atualizações estarão suspensos.
O agendamento de atendimentos futuros, orientações gerais e entrega de documentação podem ser feitos normalmente.
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