Boas práticas com as Novas Diretrizes Curriculares são compartilhadas em live que celebrou  “Dia D”


Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade promoveu, na manhã desta quarta-feira (7), uma live com membros da Comissão Nacional de Educação Contábil e coordenadores de Instituições de Ensino Superior de diferentes partes do Brasil. O objetivo do encontro virtual, transmitido pelo canal do CFC no YouTube, foi comemorar o “Dia D” das Diretrizes Curriculares, buscando inspirar as Instituições de Ensino no processo de implementação das novas guias para os cursos superiores de Ciências Contábeis, que entraram em vigor em maio deste ano.

 “A aprovação da resolução das Novas Diretrizes é um marco que reflete o compromisso do CFC com a qualidade e a relevância da formação em Ciências Contábeis no cenário contemporâneo que vivemos”, destacou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentim, ao dar as boas-vindas aos participantes e espectadores.

Durante a live, a Comissão Nacional de Educação Contábil e seus membros foram parabenizados e homenageados pela atuação que tiveram no processo de aprovação das Novas Diretrizes. A coordenadora da Comissão, Maria Clara Cavalcante Bugarim, também utilizou o espaço para destacar o trabalho investido pelo CFC para chegar a esse resultado. “O CFC está investindo na fiscalização preventiva a partir do momento que investimos em educação. E temos como objetivo facilitar o processo de implementação das instituições, comentou a contadora.

Ela ainda apresentou uma linha do tempo sobre reformulação das Diretrizes Curriculares, iniciada em 2021 e que transitou até 2024, culminando em sua publicação no primeiro trimestre do ano. E comparou as Diretrizes anteriores com as atuais, apontando as mudanças positivas observadas.

Os convidados fizeram suas contribuições na sequência. Alexandra Alencar Siebra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis na Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Benjamim Cristobal, professor associado da Universidade Federal de Rondonópolis; e Jhonatan Hoff, coordenador de Ciências Contábeis da FIPECAF, compartilharam como essas instituições estão encarando a renovação das Diretrizes e aplicando-as às suas grades curriculares.

O professor Benjamin dividiu com a audiência aspectos do acordo de intenções e propostas que estão sendo elaboradas para a aplicação das Novas Diretrizes na Universidade Federal de Rondonópolis, de forma que atenda às exigências e a realidade do mercado de trabalho da região, muito ligado ao agronegócio. Jhonatan ofereceu um olhar mais voltado para as necessidades do Ensino à Distância para oferecer cursos de qualidade dentro das características da modalidade.

Já Alexandra compartilhou a experiência prática de mudanças já promovidas na grade curricular da UNIFOR para se adequar às novas expectativas da resolução e também do mercado, explicando cada etapa deste processo. “Hoje entendemos que é um mundo não muito mais preocupado com o emprego, mas sim com o trabalho. Há muito empreendedorismo, e precisamos contribuir para esses negócios. Os professores precisam estar conectados com essas demandas que os egressos vão enfrentar”, afirmou a coordenadora.

Houve ainda espaço para comentários sobre o conteúdo que foi apresentado. A live pode ser assistida na íntegra aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.



Fonte Original