Por Rafael Lang e Daniel Guerra
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) esteve presente no 3º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC), promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) e pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).
O evento, realizado nos dias 7 e 8 de julho de 2025 na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), em Salvador, teve a participação do conselheiro Wellington do Carmo como representante do CFC. Ele participou do debate sobre regulamentação das Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Governamental e sobre a capacitação dos auditores públicos.
O tema desta edição do encontro foi “O presente e o futuro da Auditoria Financeira nos Tribunais de Contas do Brasil”, e o objetivo foi aprofundar as discussões sobre a institucionalização do processo de Auditoria Financeira nos Tribunais de Contas. Também buscou-se estimular a troca de experiências entre os responsáveis pela realização de auditorias financeiras no setor público, com foco nos Tribunais de Contas e nos órgãos de controle interno dos diversos Poderes.
A programação contou com debates e painéis que abordaram casos na aplicação de técnicas de Auditoria, bem como as tendências nacionais e internacionais, incluindo aspectos processuais e mudanças nos critérios de análise baseados nas IPSAS, convergidas no Brasil pelo CFC, apoiador institucional do evento.
O evento propiciou a discussão dos principais assuntos inerentes à fiscalização das contas públicas da União e dos entes subnacionais, promovendo exposições de boas práticas e soluções inovadoras no âmbito do planejamento, da execução e dos reportes associados a esse tipo de fiscalização no Sistema de Tribunais de Contas do Brasil.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.