Cilea e Ifac promovem o Seminário Latino Europa-América para Pymes


O Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) e o Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), em parceria com a International Federation of Accountants (Ifac), promoveu, nesta quarta-feira (28), o Seminário Latino Europa-América para Pequenas e Médias Empresas (Pymes, na sigla em espanhol).

Sob o tema “Panorama Latino Europa-América para a adoção das Normas Internacionais para as Pymes”, o evento teve como objetivo promover a importância da adoção das normas internacionais para o desenvolvimento e evolução das pequenas e médias empresas.

O seminário foi aberto pela conselheira Mônica Foerster, do CFC, que é dirigente do SMP Advisory Group da Ifac. Em seu discurso, Foerster enfatizou a relevância do evento e do tema abordado, ressaltando que a adoção das normas internacionais é fundamental para o avanço da profissão contábil nos países latino-americanos. Segundo ela, eventos como o seminário são essenciais para promover o alinhamento e a integração das práticas contábeis na região, fortalecendo o papel das pequenas e médias empresas como motores do crescimento econômico.

Mônica também destacou que “a implementação dessas normas não é apenas uma questão de conformidade, mas um passo fundamental para o fortalecimento da transparência, da comparabilidade e da confiança nos relatórios financeiros das pequenas e médias empresas, que são pilares essenciais para o desenvolvimento econômico sustentável em nossos países. Acredito que o alinhamento com as normas internacionais representa uma oportunidade única de evolução para a nossa profissão. Este seminário é uma plataforma essencial para compartilhar experiências e promover o diálogo entre os nossos países”.

O evento foi dividido em dois painéis. O primeiro, intitulado “Explorando as Normas Internacionais para Pymes: Um panorama geral”, contou com a participação de Norelly Pinto (Venezuela), coordenadora do GT Permanente para Pymes do Glenif; Martín González, diretor suplente do Glenif (Uruguai); e Mônica Foerster, que atuou como mediadora, trazendo sua experiência como presidente do Small and Medium Practices Advisory Group (SMPAG) da Ifac e coordenadora do grupo de trabalho do Cilea para a adoção de Normas Internacionais para Pymes (Brasil).

O segundo painel, com o tema “Padronização para a excelência: a importância da adoção das Normas Internacionais para as Pymes”, reuniu José María Hinojal, membro do SME Implementation Group (SMEIG) da Fundação IFRS (Espanha) e o moderador José Luís Ribeiro de Carvalho, presidente do Glenif. As discussões abordaram os desafios e benefícios da adoção das Normas Internacionais, destacando a necessidade de padronização para alcançar a excelência nas práticas contábeis das pequenas e médias empresas.

A íntegra do evento pode ser acessada pelo canal do Cilea no Youtube.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.



Fonte Original