Na última quarta-feira (23), foi confirmado através do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a ocorrência de um incidente de segurança no Sistema de busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), que resultou na exposição de dados cadastrais de mais de 11 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Além disso, o incidente ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho.
Segundo o que foi dito no comunicado oficial, as informações acessadas incluem:
- nome do titular,
- chave Pix,
- nome da instituição financeira,
- número da agência e da conta bancária.
O CNJ reforçou que não houve violação do sigilo bancário, ou seja, senhas, saldos, extratos e valores em conta permanecem protegidos.
O que é o Sisbajud?
O Sisbajud é uma plataforma utilizada pelo Poder Judiciário para bloqueio de valores em contas bancárias por determinação judicial, sendo essencial em processos de execução e cobrança. Após o ocorrido, o sistema já foi restabelecido e segue funcionando normalmente.
Fique Atento
Embora não seja possível realizar transações financeiras com os dados que foram vazados, especialistas alertam para os riscos de golpes e fraudes, como tentativas de phishing e contatos fraudulentos. Por isso, a recomendação é ficar sempre atento e evitar clicar em links suspeitos, não compartilhar senhas e desconfiar de qualquer solicitação de dados pessoais.
O órgão afirmou que adotou todas as medidas necessárias para conter o incidente e foi comunicado à Polícia Federal e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que já estão investigando o caso.
Além disso, o CNJ ressaltou que não está entrando em contato com os usuários afetados por e-mail, SMS ou telefone.
Leia também:
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!

