Comissão Nacional de Educação do CFC prepara documento explicativo IEs sobre aplicação das diretrizes curriculares


Por Luciana Costa
Comunicação CFC

A Comissão Nacional de Educação Contábil do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está reunida, nesta semana, na sede da autarquia para finalizar o material explicativo sobre as novas diretrizes curriculares, que entrou em vigor em dia 2 de maio deste ano. O documento explicativo será apresentado no 13º Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do curso de Ciências Contábeis, que será realizado no 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC).

Com o desenvolvimento do documento, a Comissão Nacional de Contábil Educação espera dar compreensão ao disposto nas novas diretrizes e estimular o desenvolvimento de estratégias de ensino que priorizem as competências e habilidades que o profissional da contabilidade requer para atender às expectativas do mercado. Para isso, o conteúdo do documento volta suas orientações na educação por competência.

“As diretrizes falam nas competências que o futuro formando precisa ter para que possa efetivamente estar atuando no mercado. O que é importante também ressaltar é que esse material é voltado para os diversos tipos de instituição e de curso: público ou privado, presencial ou EAD, independentemente do tamanho e da regionalização que ela tem”, pondera o coordenador-adjunto da comissão, professor Elias Dib Caddah Neto.

Entretanto, cabe ressaltar que a questão técnica ainda é fundamental às novas diretrizes, mas a abordagem baseada na competência é que ganha destaque nessa nova formatação.

“É importante dizer também que não acabaram as disciplinas. O que acontece é que não existe mais uma lista de disciplina, uma lista de conteúdos pré-definidos pelo Ministério da Educação (MEC). Ao invés de dizer o que o aluno tem que estudar, é fundamental dar a orientação para preparar esse profissional. Há vários caminhos que se pode seguir. Várias estratégias para se chegar nesse profissional. Cada instituição é que vai definir esse caminho”, afirma a professora Roberta Carvalho de Alencar, membro da comissão.

A Comissão Nacional de Educação do CFC espera ainda que com a apresentação do guia orientativo às IEs, seja gerado um retorno de informações que possam enriquecer ainda mais o material ora em desenvolvimento.

“Um dos objetivos de apresentar o documento explicativo no 13° Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do curso de Ciências Contábeis é receber relatos de coordenadores e professores experiências de como estão pensando a implementação das DCN, ou seja, ouvir o que é que eles estão fazendo, caminhos que estão trilhando. Assim, podemos aprimorar o material e partilhar com todos. Principalmente a partir do compartilhamento dos casos de sucesso das diversas instituições de ensino”, pontua a professora Sônia Maria da Silva Gomes, membro da comissão.

Participaram da consolidação do documento os integrantes da Comissão Nacional de Educação do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, Elias Dib Caddah Neto, Marco Aurélio Gomes Barbosa, Editinete André da Rocha Garcia, Roberta Carvalho de Alencar, Oscar Lopes da Silva, Alexandre Sanches Garcia, Roselane Moita Pierot Magalhães, Sônia Maria da Silva Gomes e Simone Letícia Raimundini Sanches.

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