Contabilidade: Magalu reporta erro de quase R$ 830 milhões em seu patrimônio líquido


O Magazine Luiza, também conhecido como Magalu, despencou na bolsa na manhã desta (14) após reportar um erro contábil que reduziu seu patrimônio líquido em quase R$ 830 milhões. O leilão de ações da empresa começou após a abertura do mercado, com as ações caindo 8,67%, a 1,58 reais, por volta das 10h25.

“A notícia de ontem foi um fator que afetou o preço do Magalu. Por isso, as ações foram leiloadas desde a abertura até às 10h20, bem mais que o normal.

Designed by @snowing / freepik
Designed by @snowing / freepik

Auditoria nas Contas

Uma auditoria realizada desde março na sequência de uma denúncia anónima concluiu que a inconsistência se devia a diferenças entre os ativos e passivos da empresa. No entanto, o comunicado só foi divulgado ao mercado na noite da última segunda-feira.

Mesmo sem qualquer evidência de fraude, os investidores estão agora a abandonar as ações devido ao “trauma” da crise nas Américas divulgado em janeiro, disseram analistas.

Takamura disse que à medida que o setor retalhista continua a enfrentar desafios desde a epidemia, o retalhista terá de fazer o acompanhamento emitindo novas ações no mercado para angariar os fundos necessários. Além disso, o Magalu enfrenta forte concorrência de empresas asiáticas, que podem não obter alívio mesmo se a taxa Selic cair.

A desvantagem é que ele acredita que a medida é necessária, mas pode diluir ainda mais o capital da empresa.

O que é um Erro Contábil no Patrimônio Líquido

Um erro contábil no patrimônio líquido refere-se a uma incorreção ou equívoco na contabilização dos elementos que compõem o patrimônio líquido de uma empresa. O patrimônio líquido é a diferença entre os ativos (o que a empresa possui) e os passivos (o que a empresa deve) de uma entidade, e representa o valor contábil que pertenceria aos acionistas ou proprietários da empresa.

Erros contábeis no patrimônio líquido podem ocorrer de várias formas, como:

  1. Erros em Ativos ou Passivos: Qualquer erro na contabilização de ativos ou passivos afetará diretamente o patrimônio líquido, já que este é calculado com base na diferença entre estes dois elementos.
  2. Classificação Incorreta: Itens que são classificados erroneamente como parte do patrimônio líquido quando deveriam ser registrados como passivos ou vice-versa.
  3. Erros de Cálculo: Erros no cálculo de amortizações, depreciações ou na avaliação de investimentos podem afetar o valor do patrimônio líquido.
  4. Omissão de Informações: Não registrar ou omitir intencionalmente certos ativos ou passivos também pode levar a um erro no patrimônio líquido.
  5. Erros na Contabilização de Receitas e Despesas: Uma vez que o lucro líquido (resultado do exercício) faz parte do patrimônio líquido, qualquer erro na contabilização de receitas e despesas influenciará erroneamente o valor do patrimônio líquido.

Quando um erro contábil é identificado, é necessário fazer uma correção retroativa, o que pode envolver a reemissão de demonstrações financeiras de períodos anteriores, ajustando-as para refletir a situação correta. Isso ajuda a manter a precisão e a integridade das informações financeiras da empresa.



Fonte Original