AGRO! BNDES lança linha de crédito rural com taxa fixa em dólar – Rede Jornal Contábil


Foi anunciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma nova linha de crédito para fomentar a modernização da produção agrícola no Brasil, com juros abaixo da média do mercado.

Destinada aos produtores brasileiros exportadores, com recebíveis em dólar, essa modalidade do BNDES Crédito Rural inicialmente disponibilizará R$ 2 bilhões.

O BNDES planeja encaminhar uma circular sobre a nova linha de financiamento para todas as 77 instituições bancárias credenciadas na terça-feira, 18, e espera começar a receber as primeiras propostas no início de maio.

O presidente do banco, Aloizio Mercadante, informou que há planos de lançar posteriormente a mesma modalidade em dólares para a indústria e os serviços, visando beneficiar outros setores da economia, além do agrícola.

Leia Também: Goiás É O Maior Gerador De Empregos No Agronegócio Da Região

Aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas

Para a aquisição de máquinas nacionais de qualquer tipo, o banco oferecerá uma taxa fixa a partir de 7,59% ao ano (além da variação cambial), com prazos de pagamento que variam de 24 a 120 meses.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a nova linha de crédito permite que os agricultores comprem todas as máquinas e equipamentos produzidos pela indústria brasileira para modernizar sua produção.

imagem por @paulovilela / freepik
imagem por @paulovilela / freepik

O objetivo é incentivar uma agricultura de precisão, inovadora, eficiente e digitalizada.

Com o crédito, o agricultor poderá investir em silos, tratores, máquinas e outras tecnologias que ajudam a reduzir riscos, além de diminuir o consumo de fertilizantes e agrotóxicos. As declarações foram dadas em coletiva de imprensa.

Leia Também: Tocantins Destaca Protagonismo Das Mulheres No Agronegócio Do Estado

Quem terá acesso ao crédito?

Para se candidatar ao financiamento, os produtores precisam ter receitas ou contratos em dólar ou vinculados à variação cambial e ter um limite de crédito nos bancos parceiros, que receberão a circular sobre a nova linha de crédito nesta terça-feira (18).

O Ministro Carlos Fávaro explicou que as linhas de crédito com equalização de juros pelo Tesouro continuarão disponíveis para produtores que não tenham receitas vinculadas às vendas internacionais.

Durante a videoconferência de anúncio, o ministro explicou que os produtores que cultivam produtos como leite, feijão e arroz terão acesso a linhas de crédito em reais, para os quais serão estruturadas novas modalidades, possivelmente com a participação do Tesouro.

No entanto, os produtores que possuem receitas vinculadas às vendas internacionais não enfrentam riscos em operações em dólares e não geram custos para o Tesouro.

De acordo com o ministro, essa é uma forma inteligente de financiar o setor agroexportador, sem pesar nos cofres públicos e mantendo a competitividade dos produtores brasileiros.



Fonte Original