Beneficiários do Tocantins que não realizaram Prova de Vida podem deixar de receber benefício – Jornal Contábil


Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da quinta-feira, 2, uma lista com os nomes dos mais de 3 mil beneficiários (aposentados e pensionistas) do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) que não realizaram a Prova de Vida, cujo prazo finalizou no dia 31 de dezembro de 2022. Caso não haja regularização da situação, o benefício será suspenso.

A Prova de Vida é de caráter obrigatório para todos os segurados e beneficiários do Instituto que recebem o benefício, assim como a suspensão do benefício, estava prevista na Portaria n° 1450, de 30 de setembro de 2022, que regulamenta a realização da Prova de Vida, no exercício de 2022.

A regularização é feita exclusivamente pelo Aplicativo Meu RPPS que continua disponível para os que ainda não realizaram o procedimento.

Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, é importante que o beneficiário regularize o quanto antes sua situação, para evitar que seu benefício seja suspenso. “O Igeprev permanece oferecendo um atendimento exclusivo para os que não realizaram a Prova de Vida. Para isso, contamos com servidores comprometidos no atendimento e estamos entrando em contato com cada beneficiário, seja aposentado ou pensionista, pelos canais de comunicação do Instituto”, enfatiza Sharlles Fernando.

“É importante esclarecer que essa comprovação de que o beneficiário está vivo é uma das formas de justificar a manutenção do benefício, visando evitar fraudes e pagamentos indevidos”, complementa o presidente do Igeprev.

O restabelecimento do benefício se dará sempre na folha de pagamento normal do mês, não sendo possível fazer folha suplementar, devido ao Instituto já ter se adequado às normas do E-social.

Como baixar o aplicativo

Para baixar o APP, é preciso acessar a loja virtual do seu dispositivo móvel, Android ou IOS, e digitar Meu RPPS. Após o download, basta escolher o “Estado do Tocantins”, a cidade de “Palmas”, em seguida clicar em “Igeprev” e se cadastrar.

Leia mais: Procedimentos que servirão como prova de vida é regulamentado pelo o INSS

Cabe ressaltar, que os beneficiários não precisam comparecer até a sede do Instituto ou Unidades do É Pra Já, podendo realizar o processo de qualquer local, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet.

Beneficiário (a) que mora no exterior

Para os beneficiários que moram no exterior, é necessário entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília.

Divulgação

A Prova de Vida foi amplamente divulgada nos canais oficiais de comunicação do Igeprev e do Governo do Estado, durante os meses que compreendem o período de realização do procedimento, novembro e dezembro, assim como no mês de janeiro. O Instituto entrou em contato com os faltosos, para alertar sobre a regularização do procedimento.

Duvidas ou mais informações favor entrar em contato com o Igeprev, pelo 0800 647-0747 ou Whatsapp, (63) 99225-9117, das 8 às 14 horas. 

Fonte: Governo do Estado do Tocantins



Fonte Original