De acordo com informações do New York Times e da Reuters, nesta quinta-feira, 20 de abril de 2023, o BuzzFeed anunciou o encerramento de sua divisão de notícias, o “BuzzFeed News”, além de uma redução de 15% em sua força de trabalho, conforme comunicado enviado por e-mail aos funcionários.
É importante destacar que o BuzzFeed é dono do HuffPost desde novembro de 2020 e as duas empresas colaboram em uma parceria para conteúdo e publicidade.
De acordo com o memorando de Jonah Peretti, CEO do BuzzFeed, a empresa continuará a publicar notícias no HuffPost, que ele descreve como sendo lucrativo e menos dependente de plataformas sociais do que o BuzzFeed News.
Comunicado
Conforme declarado pelo CEO da empresa de mídia, Jonah Peretti, cerca de 60 pessoas serão afetadas pelo fechamento da divisão de notícias.
No total, as demissões da empresa afetarão 15% da força de trabalho da empresa, ou seja, cerca de 180 pessoas em suas equipes de negócios, conteúdo, tecnologia e administração.
Uma parte dos jornalistas que foram afetados serão realocados para vagas no HuffPost e no BuzzFeed.com, em uma tentativa de salvar algumas posições.
Essa medida pode ser vista como uma forma de tentar manter os profissionais experientes em jornalismo e aproveitar seus talentos em outras áreas dentro do grupo de empresas.
No memorando enviado aos funcionários, Jonah Peretti, reconheceu que “tomou a decisão de investir demais” na divisão de notícias do BuzzFeed, devido ao amor que tinha pelo trabalho produzido por ela.
No entanto, ele também admitiu que demorou a aceitar que as plataformas de mídia social não seriam suficientes para tornar o BuzzFeed News lucrativo financeiramente.
Leia Também: O Fim De Um “Império”? Tupperware Está A Beira Da Falência
BuzzFeed
O BuzzFeed é uma empresa de mídia digital americana que produz conteúdo noticioso, entretenimento e estilo de vida, bem como conteúdo para as mídias sociais.
Fundado em 2006 por Jonah Peretti e John Johnson, o site tornou-se conhecido por seu conteúdo viral e testes interativos, mas desde então se expandiu para incluir jornalismo investigativo e notícias sérias.
O BuzzFeed é proprietário de várias marcas, incluindo o HuffPost e o BuzzFeed News, e tem uma presença global em mais de 20 países.
A empresa é conhecida por sua estratégia de distribuição de conteúdo, que se concentra nas mídias sociais e em outras plataformas digitais.