Contabilidade brasileira lidera debates sobre governança e sustentabilidade na Espanha


Por Daniel Guerra
Comunicação CFC

Dirigentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e de outras entidades do sistema contábil brasileiro estiveram em Madri, na Espanha, onde participaram de eventos e reuniões estratégicas para o desenvolvimento das atividades profissionais da área no Brasil.

Na quinta-feira (21), a comitiva participou do 1º Seminário Internacional de Excelência em Governança Pública, que acontece durante o XLIII Seminário Internacional de Países Latinos Europa-América. O evento foi uma produção conjunta da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Comitê de Integração Latino Europa-América (CILEA), Rede Governança Brasil (RGB), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Conselho Geral de Economistas da Espanha e a Federação Internacional de Contadores (IFAC).

O vice-presidente Governança e de Gestão Estratégica do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, destacou a importância estratégica da participação da entidade no evento. “Pudemos compartilhar com o mundo informações sobre o protagonismo da nossa instituição no tema governança. O CFC tem atuado em todos os estados brasileiros com essa temática, evidenciando boas práticas desenvolvidas na área. Não há dúvidas de que o Brasil está despontando como liderança global na governança e na sustentabilidade”, apontou. Ele também fez referência à parceria com a Rede Governança Brasil.

Pontos de destaque do 1º Seminário Internacional de Excelência em Governança Pública foram as palestras proferidas pela vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, e pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. A presidente da FBC, Sandra Elvira Gomes Santiago, também esteve presente.

Assembleia

Outra agenda com a participação da comitiva na Espanha, realizada nesta sexta-feira (22), foi a assembleia do Comitê de Integração Latino Europa-América (CILEA), que contou com representantes de organizações contábeis de 21 países.

Na ocasião, três projetos tiveram sua condução por dirigentes brasileiros: Zulmir Breda, ex-presidente do CFC, falou sobre padrões de sustentabilidade para micro e pequenas empresas; a vice-presidente Sandra falou sobre as ações do Conselho no combate à lavagem de dinheiro, ocultação de ativos e financiamento do terrorismo; e Maria Clara Cavalcante Bugarim, também ex-presidente do CFC, falou sobre o convênio entre GLENIF e CILEA voltado à gestão de micro e pequenas empresas.

Embaixada

A comitiva também foi recebida pelo embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro. No encontro, foi debatido o bom momento brasileiro no tocante às tratativas de governança e sustentabilidade – sendo, inclusive, sugerido que a articulação global do tema nas representações internacionais fique a cargo do Brasil. Hoje, o país é protagonista nas questões de governança e líder na temática sustentável junto à classe contábil.

Convite

Em todas as ocasiões de agendas realizadas na Espanha, a comitiva brasileira fez questão de convidar as autoridades contábeis internacionais presentes para o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que será realizado de 8 a 11 de setembro, em Balneário Camboriú (SC). Foi explicado, inclusive, que estão na programação do congresso o Seminário Interamericano de Contabilidade e o Fórum das Entidades Parceiras Nacionais e Internacionais.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.



Fonte Original