CPI da Americanas ouve conselhos de contabilidade e diretores da empresa – Contabilidade é na Rede Jornal Contábil


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possível fraude contábil na Americanas ouve nesta terça-feira (13) o diretor-presidente da Americanas S.A, Leonardo Coelho Pereira, e os presidentes dos conselhos de contabilidade federal, Aécio Prado Dantas Jr, e regional do Rio de Janeiro, Samir Nehme.

A Americanas pediu recuperação judicial no dia 19 de janeiro após anunciar um rombo contábil de R$ 20 bilhões. O deputado Júnior Mano (PL-CE), que solicitou a participação dos presidentes dos conselhos de contabilidade, lembra que os conselhos de contabilidade são entidades normalizadoras e fiscalizadoras do exercício da profissão, detentoras de competência para apurar e avaliar possíveis infrações técnicas e éticas no âmbito da contabilidade e auditoria.

Leia também: Caso Americanas: Relatório Aponta Fraude E Participação De Ex-Diretores

“Os órgãos supracitados foram devidamente notificados sobre os fatos ocorridos na empresa Americanas SA por meio da mídia e, em resposta, deram início aos procedimentos de fiscalização”, afirmou. Mano destaca que o processo fiscalizatório está em andamento e espera que os esclarecimentos preliminares sejam prestados por profissionais e empresas envolvidas.

americanas
americanas

A presença do diretor-presidente da Americanas SA foi solicitada pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Leia também: CPI Da Americanas Realiza Audiência Pública Nesta Terça-Feira (06/05)

A CPI foi instalada no dia 17 de maio e tem prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, se assim decidir a maioria de seus membros. O colegiado é presidido pelo deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e relatado pelo deputado Carlos Chiodini (MDB-SC).

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 7.

Fonte: Agência Câmara de Notícias



Fonte Original