A Receita Federal recebeu, até às 17 horas desta quarta-feira (15/3), 1.050.023 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, ano-base 2022.
O período de entrega da declaração teve início neste 15 de março e terminará em 31 de maio. A Receita espera receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações até o final do prazo.
Recorde de envio
Até às 17 horas, foram efetuados 2.215.062 downloads do programa do imposto de renda no site da Receita Federal, para preencher e enviar a declaração de 2023.
Foram 622.920 acessos de declarações da pré-preenchida, sendo 273.890 foram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda e 349.030 pelo Programa Gerador do Imposto de Renda (PGD).
O Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal, José Carlos da Fonseca, acredita que o alto número de entregas no primeiro dia se deve aos ganhos de simplificação com a declaração pré-preenchida, à liberação antecipada do programa e à nova data de início das entregas, que proporcionou mais tempo ao contribuinte para o levantamento das informações necessárias.
Leia mais: Imposto De Renda: Contribuinte Pode Optar Por Receber A Restituição Via Pix
Prioridade no pagamento das restituições:
Nas declarações deste ano, a prioridade nos pagamentos das restituições seguirá a ordem abaixo:
• Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
• Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
• Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
• Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix;
• Demais contribuintes.
Fonte: Ministério da Fazenda