Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, informou na sexta-feira (14) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá utilizar o Whatsapp na prestação de serviços aos segurados.
O anúncio de Lupi aconteceu durante a reunião com gestores do INSS na sede da Gerência-Executiva Fortaleza (CE).
“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população”, afirmou Lupi.
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Prestação de serviços
Segundo informações, o WhatsApp vai funcionar como um canal para ser encaminhado orientações vindas do INSS, entre elas, detalhes sobre pedidos de concessão e manutenção de benefícios, datas e locais de perícia médica, entre outros.
O MPS deverá firmar Acordos de Cooperação Técnica com os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, Marinha e Desenvolvimento Agrário, como forma de facilitar o compartilhamento de informações, como do Cadastro Único, e auxiliar em demandas de outros benefícios, como seguro defeso do pescador artesanal.
De acordo com o ministro da Previdência Social, durante um mês, o aplicativo será testado como uma ferramenta de interação com a população. O INSS vai poder enviar avisos sobre datas de perícias, andamento de pedidos e orientações diversas.
No Nordeste, Carlos Lupi foi recebido por Rogério Souza (superintendente regional do INSS no Nordeste), e os gerentes-executivos Francismar Lucena (Fortaleza), Robson Fonseca (Sobral) e Emerson Callou (Juazeiro do Norte).
O ministro ficou conhecendo o panorama da Previdência no estado. Sendo 90 Agências da Previdência Social (APS) ativas – com cobertura dos 184 municípios cearenses – e força de trabalho de mais de mil servidores técnico-administrativos. Mensalmente o INSS paga no Ceará R$ 2,4 bilhões, em mais de 1,6 milhão de benefícios ativos.
O ministro aproveitou para conversar com os servidores do INSS. Ele aproveitou o momento para agradecer e também parabenizar o esforço de cada um para a entrega mais rápida e consistente das demandas que envolvem o serviço prestado ao segurado.
O ministro fez uma promessa que com certeza será cobrado mais tarde. Ele disse que irá reduzir a espera dos segurados por atendimento.
“Vamos humanizar mais o INSS. Mudar nossa imagem reduzindo essa espera. É a minha principal tarefa: resgatar a imagem do INSS”, afirmou.