Neste sábado (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja da Silva, foram recebidos pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa, capital do país.
Lula e a primeira dama participaram ao lado do presidente de Portugal de uma cerimônia de boas-vindas com honras militares. Depois, houve um momento para fotos, ouvir o hino nacional de Brasil e Portugal, para depois o presidente brasileiro acenar para apoiadores na Praça do Império.
Lula e Janja se dirigiram ao Mosteiro dos Jerônimos, para que fosse prestada uma homenagem ao poeta português Luís de Camões – autor da obra “Os Lusíadas”, morto no século 16.
Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Portal, nesta sexta-feira (21). Ele seguirá uma agenda de reuniões que terá Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, residência oficial do presidente da República. Os dois presidentes deverão fazer um pronunciamento à imprensa.
Lula do almoço oferecido pelo primeiro-ministro, António Costa, e da reunião plenária da Cimeira Luso-Brasileira, cúpula bilateral que será retomada após sete anos.
Está previsto para a segunda-feira (24), um encontro entre o presidente brasileiro com empresários na cidade do Porto. À noite, volta a Lisboa para entregar o Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque.
Um dos pontos altos da conversa que Lula deve ter com o primeiro-ministro são: o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia e a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Leia Também: Fundo Que Financia Seguro-Desemprego Precisa De R$ 5,1 Bilhões
Lula é alvo de protestos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de protestos na sexta-feira 21, em Portugal.
Diante da embaixada brasileira em Portugal, Ucranianos com bandeiras, cartazes e fotos do conflito, se mostraram indignados com o presidente brasileiro após recentes declarações sobre a guerra.
De acordo com a agência de notícias Reuters, uma refugiada ucraniana, Yana Kolomiiets, que está em Portugal há quatro meses, participou do protesto em Lisboa, e disse ter se sentido “terrível” ao ouvir os comentários de Lula. “Isso me deixou tão chateada porque não sei como o presidente do Brasil pode apoiar Putin”, disse a jovem de 27 anos.
Os cartazes dos manifestantes continham frases como: “A Rússia é um Estado terrorista” e “Pare de matar nossos filhos”.
No fim de semana passado, quando estava na China, Lula afirmou que os Estados Unidos e os aliados europeus deveriam parar de fornecer armas à Ucrânia, dizendo que estavam prolongando a guerra.
O governo ucraniano criticou a atitude, por tratar “a vítima e o agressor” da mesma forma.
Lula anuncia abertura de escritório da Apex em Lisboa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado (22) a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Lisboa, segundo informou a Agência Brasil (foto de Ricardo Stuckert/PR).
De acordo com o presidente, a medida vai “mostrar a seriedade da relação entre Brasil e Portugal”. A declaração foi feita na XIII Cimeira Brasil-Portugal, evento realizado em Lisboa com o objetivo de estreitar a cooperação bilateral entre os dois países.
A solenidade contou com a participação do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e foram assinados 13 acordos nas áreas de educação, justiça, saúde, economia e cultura. Lula destacou a importância da assinatura dos acordos bilaterais, após sete anos de interrupção da Cimeira Brasil-Portugal.