As eleições do Sistema CFC/CRCs irão renovar 1/3 da composição dos Plenários.
Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
Na última segunda-feira (16/1), aconteceu a primeira reunião extraordinária de presidentes do Sistema CFC/CRCs. Na ocasião, os participantes debateram e deliberaram sobre a minuta da resolução que dispõe sobre as eleições diretas dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), a serem realizadas no dia 13 de novembro de 2023.
O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim Bezerra, conduziu a reunião, promovida em formato virtual, e apresentou a proposta de revisão das normas eleitorais de 2023, com a intenção de melhorar e dar agilidade a todo o trâmite. “Devemos eliminar qualquer inconsistência ou questões que possam prejudicar o processo eleitoral, e esta é a intenção da nova modelagem. Por isso, estamos propondo a criação de uma Câmara e Comissão Eleitoral para auxiliar nessa iniciativa”, destacou.
Joaquim também ressaltou os resultados esperados a partir dessa nova modelagem, que abrange a imparcialidade, a uniformização, a unicidade, a agilidade do processo, a segurança jurídica e a transparência.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, destacou a importância da colaboração otimizada dos CRCs no pleito eleitoral: “Precisamos realmente ter esse olhar unificado com os CRCs; assim, os assessores regionais poderão contribuir significativamente em todo o processo”.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.