Superando expectativas PIB da China cresce 4,5% no 1° trimestre – Rede Jornal Contábil


Na manhã desta terça-feira (18), no horário chinês, foi divulgado pelo Escritório Nacional de Estatísticas que o PIB da China registrou um crescimento de 4,5% durante o primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os analistas foram surpreendidos pelo resultado, já que a previsão do consenso Refinitiv indicava um aumento de 4,0%.

No entanto, o crescimento trimestral de 2,2% no primeiro trimestre de 2023 ficou dentro das expectativas.

No ano passado, apesar da meta oficial de crescimento de “cerca de 5,5%”, o PIB da China aumentou apenas 3%, devido aos efeitos da abordagem adotada por Pequim para conter a propagação do coronavírus, que causou prejuízos às cadeias de suprimentos e impactou os gastos do consumidor.

Leia Também: PIB De Minas Gerais Cresceu 3,5% No Último Ano

Bens e serviços

De acordo com o NBS, a produção industrial da China teve um crescimento de 3,9% em março deste ano em relação ao mesmo mês do ano anterior, ficando ligeiramente abaixo da expectativa dos analistas, que era de 4%.

Os dados também revelaram que no primeiro trimestre, a produção industrial aumentou 3% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2022.

No que se refere às vendas no varejo chinês, os números mostraram um avanço de 10,6% em março na comparação anual, superando a previsão dos analistas, que esperavam um aumento de 7,4%. Na comparação mensal, houve um crescimento de 0,15%.

No primeiro trimestre, as vendas no varejo de bens de consumo na China atingiram cerca de 11,49 trilhões de yuans (US$ 1,67 trilhão).

Quanto à produção de serviços na China, a taxa de crescimento no primeiro trimestre de 2023 foi de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse resultado representa uma aceleração de 3,1 pontos percentuais em relação ao ritmo registrado no quarto trimestre do ano passado.

Leia Também: Reforma Tributária Pode Elevar PIB Em 12% Em 15 Anos, Diz Secretário

Bolsas asiáticas 

Nesta terça-feira (18/4), os principais índices das bolsas de valores asiáticas apresentaram resultados mistos após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China do primeiro trimestre, que superou as projeções do mercado.

Imagem: stlegat / freepik

Na China Continental, o índice Xangai Composto encerrou o dia com uma alta de 0,2%, chegando a 3.400 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve uma queda de 1,7%, atingindo 20.700 pontos.

Na bolsa de Seul, o índice Kospi encerrou o pregão com uma queda de 0,2%, chegando a 2.500 pontos. Já em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 0,5%, alcançando 28.600 pontos.

Os bancos foram destaque entre as ações mais negociadas, com o Chiba Bank subindo 3,4% e o Shinsei Bank registrando um aumento de 0,82%.



Fonte Original