tema da próxima edição será condomínios edilícios


Por Lorena Molter
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza, na próxima quinta-feira (9), às 15h, a 41ª edição do Circuito Técnico, que terá como tema Condomínios Edilícios. O evento virtual será transmitido pela Plataforma Zoom, para os inscritos, e pelo canal da entidade no YouTube, para o público em geral.

A apresentação da temática será realizada pelos conselheiros do CFC Adriano Marrocos e Wellington Cruz e pelo vice-presidente de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Batista. A conselheira do CFC, Angela Dantas, fará a moderação do Circuito Técnico.

Para fazer a sua inscrição, clique aqui

Audiência Pública

A minuta da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) ITG 2005 – Entidades em Condomínios Edilícios está em audiência pública até o dia 6 de junho. Para envio de contribuições, os interessados devem encaminhar os comentários por meio do site Participa+ Brasil. Nesse sentido, o Circuito Técnico será a oportunidade para o esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

O profissional da área contábil deve, obrigatoriamente, elaborar as demonstrações quando for contratado para prestar serviço de escrituração contábil para condomínios. Entretanto, esse normativo faculta aos condomínios a terem Contabilidade.

A norma será aplicável aos Condomínios Edilícios com Receita Condominial (ordinária, extraordinária e fundo de reserva) de até R$4,8 milhões por ano. As entidades de condomínios edilícios precisam elaborar as seguintes demonstrações contábeis: balanço patrimonial, demonstração do resultado do período, demonstração dos fluxos de caixa, exclusivamente pelo método direto, e as notas explicativas.

Para acessar o normativo, clique aqui.

Sobre o Circuito Técnico

O Circuito Técnico é organizado e conduzido pela Câmara Técnica do CFC e tem o objetivo de levar informações ao contador sobre temas do seu dia a dia de trabalho, para que o profissional consiga prestar serviços cada vez melhores à sociedade.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.



Fonte Original