Em alusão à campanha Junho Violeta, que visa conscientizar a população sobre a importância de combater todas as formas de violências contra a pessoa idosa, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (1ª DAV – Palmas) e da Escola Superior de Polícia (Espol), realiza, nesta semana, uma programação especial voltada aos idosos e instituições que promovem o cuidado a esse público.
A programação inicia na terça-feira, 13, às 8 horas, no auditório da Espol, com o o workshop Café com Segurança. A ação terá palestras com o delegado titular da 1ª DAV, Ricardo Real, abordando o tema Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Crimes contra à Pessoa Idosa e com o fisioterapeuta Emerson Moura Ribeiro, com o tema Envelhecimento Saudável.
Leia também: Novas Regras Sobre O Pagamento De BPC Para Idosos E Pessoas Com Deficiência
O evento tem como público alvo gestores e colaboradores de ILPIs e servidores da Secretaria da Segurança Pública e Polícia Civil aposentados, mas também é aberto a membros da comunidade que se identificarem com o tema.
Já no dia 15, quinta-feira, Dia D de Combate à Violência contra à Pessoa Idosa, haverá uma ação com os servidores da Secretaria da Segurança Pública e da Delegacia-Geral com distribuição de laços violetas e engajamento nas redes sociais. O dia se encerra com um aulão de dança oferecido a pessoas idosas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Jardim Aureny III e da 1.304 Sul, na Praia da Graciosa, a partir das 17 horas.
Leia também: Comissão Aprova Projeto Que Prevê A Distribuição Gratuita De Fraldas Geriátricas A Idosos Carentes
A programação da semana encerra na sexta-feira, 16, no Cras do Aureny III, com uma roda de conversa sobre Crimes contra a pessoa idosa e Estatuto da Pessoa Idosa. O tema será abordado pelo delegado Ricardo Real. A ação começa às 8h30 e tem como público alvo os usuários do Cras Aureny III.
“Será uma semana muito especial, com ações de bem-estar para a população idosa, bem como palestras com o objetivo principal de levar esclarecimentos, falar sobre direitos e conscientizar a população sobre a importância de se respeitar os direitos da pessoa idosa”, destacou o delegado.