Um raro eclipse solar “híbrido” vai acontecer nesta quinta-feira – Rede Jornal Contábil


Na quinta-feira (20), muita gente vai tentar ver o primeiro eclipse solar do ano, porém, para os brasileiros não será possível observar, pois ele vai ocorrer na madrugada, no horário de Brasília.

O privilégio de ver o eclipse será de quem mora na Austrália, Timor Leste e Indonésia, que vão conseguir observar um fenômeno que só acontece a cada 10 anos. Já no sudeste da Ásia, Austrália e Antártica o eclipse será parcial.

O Observatório Nacional fará a retransmissão do evento a partir das 22 horas (BRT) do dia 19 de abril por meio do projeto Céu em Sua Casa: observação remota. 

De acordo com a astrônoma do Observatório, Dra. Josina Nascimento, um eclipse solar híbrido ocorre quando há uma mudança de eclipse total para eclipse solar anular à medida que a sombra da lua corre sobre a Terra. Isso quer dizer que em alguns lugares os espectadores visualizarão um eclipse solar total e, em outros, um eclipse solar anular semelhante a um anel.

Créditos: APOD NASA / Esquerda: Fred Espenak – Direita: Stephan Heinsius

“Tanto no eclipse total quanto no anular a lua passa entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial. Somente  quem está em uma estreita faixa sobre a superfície da Terra vê o eclipse como total ou como anular. Essa faixa tem o nome de caminho do eclipse”, disse a astrônoma.

Leia Também: Ratinho Promove Demissão Em Massa Na Sua Emissora De TV

Horário que vai acontecer

O eclipse parcial terá início às 22h35 BRT nesta quarta-feira (19) e terminará às 3h59 BRT desta quinta (20). Ele será visível primeiro no Oceano Índico e depois no Pacífico, quando já será quinta-feira (20), horário local.

Apenas dois locais na Terra poderão observar a transição do eclipse de anular para total antes de voltar para anular novamente. No entanto, esses locais estão no meio do oceano.

Próximo eclipse

O próximo eclipse vai ocorrer em 14 de outubro quando a lua irá se interpor entre a Terra e o astro, deixando visível apenas a coroa do Sol. Este evento será visível na América Latina.

Este fenômeno, que acontecerá em outubro, se deslocará do norte do continente e continuará na América Central, passando pelo México, Belize, Honduras e Panamá. Na América do Sul, o eclipse viajará pela Colômbia antes de terminar na costa brasileira, em Natal, conforme informou a Nasa.



Fonte Original