Confira o Relato Integrado do ano de 2022


Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

Já está disponível no Portal da Transparência o Relato Integrado pertinente à gestão do Conselho Federal de Contabilidade de 2022. O documento foi elaborado a fim de apresentar, de forma resumida, as atividades e os investimentos mais relevantes realizados em consonância com o desenvolvimento sustentável da classe contábil e ao funcionamento do Sistema CFC/CRCs.

Entre os objetivos do Relato está o de oferecer uma visão mais clara para a sociedade sobre a governança, a estratégia e o desenvolvimento de atividades desenvolvidas pelo Sistema. Todas essas atividades oferecem um valor de curto, médio e longo prazos nas principais ações, metas e resultados providos durante o ano e que terão durabilidade em anos seguintes. Além disso, o CFC preza pelos pilares da inovação, ética, qualidade e transparência.

Essa edição do Relato expõe e reforça os campos mais atuantes do Sistema, que foram tratados em compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2022, o CFC se comprometeu a alinhar ainda mais as suas estratégias e diretrizes para promover o crescimento sustentável enquanto organização. Com a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), o CFC está em preparação para receber e emitir documentos técnicos sobre os padrões de sustentabilidade, além das emissões de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, em acordo com os padrões adotados internacionalmente.

O documento é de fácil visualização e navegação, contém um guia de utilização e demonstrativos gráficos interativos que fogem dos relatórios tradicionais. Nele, estão contemplados os impactos positivos e negativos, por meio de um estudo aprofundado sobre a visão geral organizacional e o ambiente externo; riscos, oportunidades e perspectivas; governança, estratégia e desempenho; e as informações orçamentárias, financeiras e contábeis.

O Relato Integrado é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) para todas as unidades da administração pública federal, desde 2018, com o intuito de estimular a transparência de dados e o acesso à informação.

Clique aqui para ter acesso.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.



Fonte Original